Antes de escolher a sua loja online

Antes de optar por uma plataforma mais adequada de loja online, existem alguns pontos que devemos considerar para a tomada de decisão. O importante é que essa decisão uma vez adotada, a plataforma passará a fazer parte do dia-a-dia do seu negócio. Por isso a importância de uma empresa ou pessoa técnica para o cuidado com a manutenção e atualização de novas versões.

Loja virtual ou Site Institucional?

Assunto recorrente na tomada de decisão para o início de sua exposição na internet, a primeira de várias perguntas que você deverá questionar é “Qual o tamanho do meu orçamento?”.

Apesar de existirem várias lojas do formato SaaS (software as a Service – Software como serviço) o modelo de Open Source é uma solução usada por milhões de empreendedores no mundo inteiro.

Qual o seu nível de conhecimento?

Se o conhecimento técnico não é o seu forte e o seu orçamento não é suficiente, existem opções no mercado com modelos pré-estabelecidos e de fácil personalização. Saiba que neste caso o lançamento de sua loja deverá ser o menor custo viável, conhecido como MVP (minimum viable product – versão mais simples de um produto que pode ser lançado com uma quantidade mínima de esforço e custo).

Como é o seu produto?

Após determinar o produto que será vendido a próxima decisão será definir a plataforma mais adequada para o seu negócio. Leve em consideração a quantidade e as mudanças dos produtos. Se raramente são alterados, provavelmente uma loja virtual simples será suficiente para o seu negócio.

Qual a importância de sua loja online na sua estratégia?

Se considerarmos que a sua loja online será somente para atender clientes mais afastados de sua loja física ou buscar novos mercados em estados diferentes, a opção mais adequada talvez seja o MVP. Lembrando que o aumento crescente e consistente de suas vendas online, obrigatoriamente necessitará de um maior investimento de tempo e dinheiro no seu projeto.

Como está o  seu orçamento?

Caso o seu orçamento não seja adequado para a contratação de uma empresa ou profissional a opção será a venda por grandes Marketplace existentes no mercado online. Aumentando um pouco o seu investimento, você possui uma variedade de plataformas disponíveis no mercado com menores orçamento. Se o crescimento é certo e o seu investimento é um pouco maior a contratação de profissionais ou empresas prestadores de serviços será com certeza a melhor opção para que seu projeto estabeleça resultados e consistência mais eficaz.

A plataforma mais adequada.

Existem vários sistemas de lojas virtuais Open Source e soluções proprietárias, a escolha da mais adequada para o seu negócio será a que mais ofereça vantagens para os seus clientes. Questões como suporte e possibilidade de customização pesam muito na hora da escolha. Porém a segurança do sistema e a sua estrutura de navegação levará uma melhor experiência do usuário e consequentemente um melhor resultado de seus números.