[Ferramentas e Dicas] que não podem faltar em um e-commerce de sucesso

Todos nós sabemos que ter uma loja virtual ou um e-commerce exige muito planejamento e por mais que tudo aconteça no meio virtual, há muito trabalho nos “bastidores”.

Porém, para que o seu negócio se desenvolva de forma sustentável e lucrativo é preciso investir em diversas ferramentas e estratégias para atrair potenciais clientes com maior frequência.

Além disso, existem algumas características essenciais que não podem ser ignoradas em um e-commerce. Quer saber quais são essas dicas? Continue acompanhando nosso artigo e fique por dentro.

Gestão total dos pedidos nas diversas plataformas

A gestão dos seus pedidos e vendas deve ser uma tarefa fácil, independente de qual plataforma você escolha para criar o seu e-commerce ou loja virtual.

Já imaginou a complicação que seria se não fosse possível automatizar as tarefas de vendas e ter que fazer tudo manualmente? No mínimo perderíamos um tempão só para lidar com os pedidos feitos.

Por isso, antes de optar por alguma plataforma de e-commerce, conheça como é o seu sistema de pedidos e analise quais os diferenciais que elas oferecem para que você não precise se preocupar com tais tarefas.

Meios de pagamento

As ferramentas que possibilitam o recebimento e a gestão financeira do seu e-commerce também é um dos itens mais importantes que deve ser considerado no ambiente digital.

As formas de pagamento oferecidas aos clientes e principalmente as condições de recebimento de valores são imprescindíveis para o sucesso de uma loja virtual.

Ao escolher algum sistema ou ferramenta de pagamento online, analise não só as suas taxas e valores cobrados, mas sim a facilidade que a ferramenta oferece para você e principalmente para os seus clientes.

Personalização de oferta

Não há um consumidor que não se interesse por ofertas e uma plataforma que possibilite a criação de promoções de maneira fácil e prática é uma ótima opção a ser considerada.

Além de poder criar promoções, a plataforma ou ferramenta deve possibilitar a personalização, pois quanto mais personalizada a oferta, maior chance do cliente se interessar.

Recuperação de carrinho de compras

Essa funcionalidade é uma das melhores formas de conquistar aquele cliente que demonstrou alguma objeção pelo produto ou que por algum motivo não concluiu a compra.

Muitas plataformas já contam com esse tipo de ferramenta de forma nativa, porém, existem diversas soluções que podem ser adquiridas e instaladas facilmente em seu e-commerce ou loja virtual.

Cupons de promoção

Os cupons são ferramentas que auxiliam e impulsionam as ações promocionais. Oferecer descontos sazonais ou em ocasiões especiais é uma prática bem comum e até esperada pela maioria dos consumidores.

Com eles é possível criar promoções e ofertas segmentadas para diferentes públicos como:

  • cupons de desconto por faixa etária;
  • cupons de descontos por gênero;
  • cupons promocionais por data comemorativa.
  • Integração com e-mail marketing

O uso de e-mail marketing no e-commerce é uma das formas de estreitar o relacionamento com o consumidor e impulsionar a vendas gastando muito pouco.

Dessa forma, a integração da plataforma com esse recurso possibilita a comunicação mais direcionada e personalizada com os consumidores, conduzindo-os para as vendas e também para a construção da marca.

Conclusão

Ter sucesso na Internet não é uma tarefa fácil, mas aproveitando bem as ferramentas disponíveis no mercado é possível facilitar todos os processos até a concretização da venda.

Continue acompanhando nossas dicas sobre e-commerce e fique por dentro das melhores ferramentas e tecnologias para transformar e otimizar o seu negócio.