[DICAS] para organizar a sua carteira de clientes

A carteira de clientes é um item indispensável na vida de qualquer corretor de seguros, porém, saber gerenciá-la é ainda mais importante do que simplesmente acumular contatos e prospects.

Como em quase tudo na vida pessoal e profissional, sabemos também que quantidade não é o mesmo que qualidade. E isso também é importante quando o assunto é administração de clientes.

No post de hoje vamos mostrar dicas simples e objetivas para você organizar a sua carteira de clientes e ser mais efetivo nas suas vendas. Fique com a gente e saiba mais!

Segmentar é preciso

Você conhece bem a sua clientela? Sabe de fato quais são as necessidades e desejos específicos de cada cliente?

Para ajudar a entender esse comportamento é ideal segmentar os clientes, seja por idade, gênero, região e até mesmo por interesses em comum.

Ao segmentar a sua carteira, fica mais fácil criar promoções ou direcionar ações de vendas específicas para cada perfil de cliente.

Faça mineração de dados (data mining)

Mais utilizada na área de Informática, a mineração de dados (também conhecida com data mining) serve para transformar dados em informações ricas e úteis para as empresas.

Essa atividade é importante para “separar o joio do trigo” e saber qual o valor real de um determinado prospect ou lead.

É comum ter uma redução drástica da carteira de clientes após a mineração de dados, tendo em vista que muitos dos possíveis clientes podem não apresentar oportunidades reais de negócio.

Qualidade é diferente de quantidade

Pegando um gancho com o tópico anterior, ao segmentar e “minerar” a sua carteira de clientes ficará evidente que quantidade não tem relação com qualidade.

Vale realmente a pena ter 100 contatos e deste montante apenas 5% apresentam oportunidades reais de negócios? Certamente que não!

Já imaginou o tempo perdido e o desgaste só para entender o estágio de compra que o cliente se encontra? O excesso de informação pode ser prejudicial no processo de vendas. Pense nisso!

Faça follow up constantemente

Follow up nada mais é que um acompanhamento comercial para saber onde estão as falhas e outros pontos importantes em um processo de vendas.

No entanto, na ânsia de vender cada vez mais, muitos corretores e outros profissionais de vendas acabam “pulando” essa etapa e acabam se perdendo quando abordam um lead ou prospect.

Por isso, sempre acompanhe o andamento das negociações e saiba exatamente em que estágio elas estão, principalmente se você é um gestor comercial ou gerencia uma equipe de vendas.

Saiba o que fazer em cada estágio do relacionamento com o cliente

Agora com tudo “ajeitado” e organizado vem a parte mais importante: o que fazer com tudo isso?

Ter um plano de ação para cada situação é indispensável para aproveitar as oportunidades de vendas e assim fechar mais negócios em cada contato com o cliente.

Sendo assim, crie possíveis soluções para cada etapa de venda ou quando ocorrer um contato com a sua carteira de clientes. Os scripts de venda e abordagem podem ser ótimas alternativas.

Conclusão

Como você organiza a sua carteira de clientes? Você separa algum tempo para cuidar dela ou deixa tudo de lado e só se preocupa quando sobra algum tempo?

Já parou para pensar que a organização pode te poupar bastante tempo e ajudar a tomar decisões mais acertadas com os seus clientes? Pense nisso e tenha mais desempenho nas suas vendas com uma carteira de clientes melhor administrada.