Follow up | Saiba por que é importante para a gestão de vendas

No dia a dia de um corretor de seguros é comum se deparar com várias propostas e com o acúmulo de processos que antecedem uma venda ou o fechamento de um negócio.

Por isso, compreender a importância do follow up é importantíssimo, principalmente nos dias de hoje onde o entendimento sobre funil de vendas se popularizou nas áreas comerciais e de marketing.

Se antigamente não havia processos bem definidos sobre as etapas de negociação, agora “atropelar” certos estágios pode arruinar uma venda. Vamos saber mais sobre assunto?

O que é de fato Follow up

Follow up nada mais é do que um acompanhamento. E na área comercial esse acompanhamento pode fazer toda diferença quando se trata de oferecer a oferta certa no momento certo.

Isso tem relação com os estágios de compra de cada cliente, pois em cada momento é preciso usar uma abordagem diferente.

Um dos problemas na área comercial e vendas

Um dos principais problemas da área comercial está justamente relacionado ao follow up. Mais precisamente à falta dele.

Faça um teste simples: Pergunte para qualquer corretor da sua empresa se o mesmo sabe em qual estágio de negociação ele está com algum cliente.

Certamente ele vai hesitar em responder ou nem vai saber do que se trata, pois a falta de follow up é muito comum nas equipes comerciais.

Como fazer follow up?

Diferente do que muitos pensam, não é preciso ter um sistema complexo ou um CRM para acompanhar as negociações com seus clientes.

Uma planilha bem elaborada pode ser mais do que suficiente, pois o que importa mesmo é saber identificar cada estágio e principalmente saber o que fazer em cada um deles.

Crie uma rotina de follow up

Criar uma rotina de acompanhamento é essencial para obter melhores resultados na gestão de vendas da sua corretora, principalmente se você for o gestor de uma equipe comercial.

Follow up não deve ser uma cobrança excessiva

É comum que muitos profissionais confundam o acompanhamento comercial com cobranças insistentes para se fechar uma venda.

Essa cobrança excessiva pode sufocar o cliente e causar um desastre na negociação. E não é isso que você quer, não é?

Identifique possíveis falhas e dificuldades com o follow up

Identificar falhas e oportunidades é o principal objetivo ao fazer o acompanhamento comercial constante.

Ao saber os estágios de negociação e os motivos das objeções dos clientes fica mais fácil elaborar estratégias e saber contornar os motivos que fazem os clientes recusarem as ofertas.

Além disso, os gestores também conseguem identificar as principais dificuldades da sua equipe e obter dados sobre a produtividade de cada profissional.

Se você ainda não pratica o follow up, comece a implementá-lo na sua rotina e certamente irá perceber maior desempenho nas suas negociações.

Conclusão

E então, já pensou que um simples acompanhamento pode mudar os resultados das suas vendas?

Por fim, se você quer ter mais controle e mais desempenho nas vendas da sua corretora de seguros, conheça o nosso sistema e se surpreenda com a praticidade e inovação que podemos oferecer ao seu negócio.