[SAIBA] como fechar mais negócios com inteligência de vendas

Na hora de fechar novos negócios e vendas vale utilizar ferramentas que otimizam todo o processo desde a descoberta das necessidades do cliente até a finalização do contrato.

Cada etapa de contato com o cliente deve ser gerenciada para que as informações e os dados sejam usados de forma inteligente em prol das vendas.

Neste post vamos entender como a tecnologia pode ajudar no processo de vendas e a fechar mais negócios.

O que é Inteligência de Vendas

O conceito de Inteligência de Vendas pode ser considerado como o conjunto de práticas e tecnologias que usam o poder dos dados e da informação para ajudar a fechar mais negócios.

Conforme ocorrem os avanços tecnológicos, a Inteligência de Vendas permite que vendedores e outros profissionais consigam obter informações em tempo real sobre o seu prospect ou cliente.

Embora seja extremamente útil, todo esse processo ainda é uma tarefa desafiadora para as equipes de vendas, pois muitas empresas não sabem ou não dão a devida importância para a área.

Análise de dados é tudo na Inteligência de Vendas

Toda empresa, em algum momento precisa se relacionar de forma direta ou indireta com o seu público final, e todo esse processo também precisa ser gerenciado por diversos fatores.

Os softwares são excelentes alternativas para fazer a gestão do relacionamento com clientes e assim saber quais as principais objeções, problemas e soluções que podem ser tomadas em diferentes situações.

Além disso, a boa gestão de relacionamento com o cliente ajuda na tomada de decisões e na fidelização dos clientes já existentes.

Melhor aproveitamento do tempo

Como falamos, um dos desafios da Inteligência de vendas é saber transformar dados em informações concretas para aplicar nos processos de vendas.

Informação é ouro

A regra na Inteligência de Vendas é clara: quanto mais informação do cliente, mais chances de concretizar uma venda.

Com bases nas informações é possível entender melhor as necessidades de cada prospect e então oferecer uma solução no momento certo que o cliente está propenso a comprar.

Organização e gestão de informações

Se obter informações é importante, saber organizá-las e gerenciá-las é ainda mais importante para conquistar clientes.

Ter as informações sempre organizadas permite que o processo de venda ocorra mais facilmente, pois assim é possível lidar melhor com as possíveis objeções que o cliente pode apresentar.

Mudança de abordagem

Além do que já vimos, a Inteligência de Vendas também permite efetuar mudanças nas abordagens e assim melhorar os processos que levam até o fechamento dos negócios.

Um exemplo disso é saber quais são as principais objeções de um determinado grupo de clientes em relação a outro. Ou até mesmo entender as diferenças sobre um determinado produto do ponto de vista de um grupo de clientes de idades ou gêneros distintos.

Tenha um CRM ao seu lado

Imagine ter todas as informações e não saber como usá-las? Por isso, um CRM ajuda na administração dos clientes, pois a informação bem gerenciada é uma das peças-chaves para o sucesso em vendas.

Contar com um bom CRM é peça fundamental na Inteligência de Vendas, pois um sistema assim ajuda a priorizar etapas e direcionar os esforços para a realização de bons negócios.

Compreenda o funil de vendas

Além de um bom CRM é importante compreender as etapas do “funil de vendas” seja para adequar a abordagem ou para envolver o lead nos diferentes estágios de relacionamento.

Conclusão

Além de proporcionar maior rentabilidade, a Inteligência de Vendas pode ajudar a compreender melhor os clientes e tudo que envolve a tomada de decisão.

Por isso, se você deseja converter mais clientes para a sua corretora vale a pena começar a usar a tecnologia a favor das suas vendas.